Efesios 4:11-13: "Além do mais, ele (Adonay) concedeu algumas pessoas como emissários, algumas como profetas, outras como proclamadores das boas-novas, e outras como pastores e mestres. Sua tarefa é preparar o povo de D-us para a obra de edificar o corpo do Messias, até que todos cheguem à unidade implicada pela confiança e pelo conhecimento do Filho de D-us, e à plena virilidade, segundo o padrão de maturidade estabelecido pela perfeição do Messias".
Bom, vamos lá:
1º Quem concedeu tais pessoas?- Adonay;
2º Quais são as tarefas desses?- preparar o povo de D-us para a unidade em Yeshua;
3º Para quê?- Para que todos cheguem ao conhecimento do Filho de D-us, ou seja, todos na igreja devem obter o conhecimento sobre Yeshua, sobre a Palavra, não só os 5 ministérios é que devem possuir isso, não é o título que garante o conhecimento da verdade de D-us;
4º Qual a finalidade?- Alcançar a maturidade espiritual, deixada como exemplo, a perfeição do Messias, ou seja, quem é perfeito no que diz e faz senão Adonay e Seu Filho?
Infelizmente, não é assim que os 5 ministérios têm se apresentado, parecem mais como papas- possuem a palavra, o conhecimento dessa e de todas as coisas- o povo deve continuar ignorante pra depender deles; tudo que falam deve ser aceito, mesmo que esteja aparente a discordância na Palavra; existe uma hierarquia, onde o apóstolo está lá na ponta da pirâmide, é a autoridade máxima, igual ao papa.Mas, e aquela passagem que diz que quem quer ser o maior seja o menor? E quando lemos na Bíblia que os primeiroa apóstolos tinham tudo em comum com as demais pessoas que compartilhavam da confiança em Yeshua? E aquela parte que diz que D-us não faz acepção de pessoas, ou que Ele não tem filhos preferidos?
Hoje não é mais o Espírito Santo que decide quais são os passos que a igreja deve dar, são os representantes, os "pontífices", os 5 ministérios, afinal, eles carregam sobre suas cabeças, mesmo que não visível aos outros, a seguinte frase: "vicarius Cristi" (substituto de Cristo), e não a frase mais adequada, que deve lembrá-los da sua real missão: "Santidade ao SENHOR", ou melhor, "Consagrado ao SENHOR", como está no original:
"Depois confeccionaram a flor de ouro puro - sinal da sagrada consagração - e nela gravaram, como selo real, a inscrição: 'Consagrado ao SENHOR'. Em seguida usaram um cordão de lã azul celeste para prendê-lo na parte de cima do turbante, exatamente como oo SENHOR havia orientado Moisés" (Êxodo 39:30-31).
Os líderes devem ser consagrados a D-us, e não exaltados por si mesmos, não possuem a última palavra pra tudo, não possuem a salvação, não possuem todo o poder! Só há um Melekh HaMelakhim (Rei dos reis), o azul das vestes sacerdotais e do cordão do turbante representam compromisso com D-us.
Lembremos o que diz a Palavra -"Não há salvação em ninguém mais! Porque não existe outro nome, debaixo do céu, dado à humanidade pelo qual devamos ser salvos!" - Atos 4:12
E também : " Devemos obedecer a D-us, e não aos homens!" - Atos 5:29